<

Pesquisadores brasileiros estão preocupados com mais uma infecção transmitida pelo Aedes Aegypti. O vírus da doença Chikungunya foi detectado em um surfista carioca de 41 anos, contaminado em uma viagem a Indonésia, em agosto de 2010, conforme publicado no jornal a Folha de São Paulo nesta quarta feira (16). Transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a Dengue, a chikungunya apresenta sintomas semelhantes como febre alta, vômitos, vermelhidão na pele e dores musculares.

A principal diferença entre as duas doenças é que, no caso da chikungunya, o paciente enfrenta uma forte dor nas articulações que, em alguns casos, podem durar até cinco anos. Por outro lado, a letalidade da doença é baixa, já que ela não possui a versão hemorrágica como a Dengue.

Pergunta/Resposta

FEBRE CHIKUNGUNYA


 

 

O QUE É A FEBRE CHIKUNGUNYA?

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.


O que significa Chikungunya?

Significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.


 

Qual a área de circulação do vírus?

O vírus circula em alguns países da África e da Ásia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde o ano de 2004 o vírus já foi identificado em 19 países. Naquele ano, um surto na costa do Quênia propagou o vírus para Comores, Ilhas Reunião e outras ilhas do oceano Índico, chegando, em 2006, à Índia, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Cingapura, Malásia e Indonésia. Nesse período, foram registrados aproximadamente 1,9 milhão de casos – a maioria na Índia. Em 2007, o vírus foi identificado na Itália. Em 2010, há relato de casos na Índia, Indonésia, Mianmar, Tailândia, Ilhas Maldivas, Ilhas Reunião e Taiwan – todos com transmissão sustentada. França e Estados Unidos também registraram casos em 2010, mas sem transmissão autóctone (quando a pessoa se infecta no local onde vive). Recentemente o vírus foi identificado nas Américas.

 

Outras Perguntas sobre o mesmo assunto

1 – DIAGNÓSTICO

2 – SINAIS E SINTOMAS

3 – TRANSMISSÃO

4 – TRATAMENTO E PREVENÇÃO

5 – ORIENTAÇÕES EM CASO DE SUSPEITA

6 – NOTIFICAÇÃO DE CASOS

7 – VIGILÂNCIA DE CASOS IMPORTADOS

Comments

comments