10 cuidados diários com a pele

Introdução

 

A pele é o maior órgão do corpo humano, mas muitas vezes é deixada de lado. As pessoas se preocupam demais com o tamanho da cintura, mas a pele pode ser totalmente esquecida. Claro, você pode até passar um pouco de hidratante no cotovelo seco de vez em quando, ou colocar um pouquinho de protetor solar no nariz antes de ir à praia, mas isso é tudo o que a maioria das pessoas faz no dia a dia, além de esfregar a toalha no corpo.

 

No entanto, não é isso que os dermatologistas recomendam. A pele precisa de um pouco de amor e carinho para permanecer saudável, assim como todos os seus outros órgãos, e isso significa separar um tempo para ela todos os dias. Algumas dessas dicas são apenas conselhos que beneficiam também outras partes do corpo, mas a maioria é específica para a pele. Então, sem uma ordem específica, aqui estão 10 cuidados essenciais para você ter uma pele mais saudável e jovem.

1 – Limpeza

hidratar_pele

Vamos começar com o básico: produtos de limpeza para a pele são seus amigos. Isso provavelmente não é novidade para ninguém, mas uma das principais estratégias para garantir que sua pele tenha um brilho saudável é lavá-la. Tipos de pele diferentes precisam de produtos de limpeza diferentes, assim como a maioria dos outros produtos, então procure um específico para as suas necessidades.

 

Encarar prateleiras e mais prateleiras de produtos diferentes na farmácia pode inibi-lo, mas aqui estão algumas dicas. Fragrâncias e corantes podem irritar a pele de algumas pessoas, então você deve evitá-los se não tem certeza de que sua pele irá aguentar. É melhor não agredir muito a pele também – pode parecer ótimo fazer uma supersessão esfoliante, mas isso às vezes pode prejudicar mais do que ajudar. Você não precisa sentir que sua pele está esticada e seca para que ela pareça limpa. Na verdade, sentir isso significa que você tirou camadas importantes de óleos naturais ou deixou algum resíduo de sabonete. Então dê uma folga para sua pele e ela irá agradecer depois.

 

2 – Hora de relaxar

 

Recomendamos que você reserve um tempo para você mesmo e relaxe. Estresse pode fazer estragos até na melhor das peles, e causar outros efeitos desagradáveis no resto do corpo também.

 

Se a pele está sob pressão exagerada (mesmo se a pele for exatamente a causa do seu estresse), ela eventualmente se torna fina e com menos capacidade de se auto-regenerar.  E se você acha que a acne está grave, não queira saber quando começarem coceira, vermelhidão e eczema.

 

Então tente se acalmar – aquela espinha não está tão feia quanto parece, e se você não conseguiu cumprir todos os compromissos da sua lista, as chances de o mundo parar são mínimas. Com alguma sorte, sua pele vai começar a acalmar também.

 

 

3 – Faça exercícios

Exercícios frequentes ajudam a limpar os poros e remover as toxinas.
Exercícios frequentes ajudam a limpar os poros e remover as toxinas.

Você deve estar cansado de ouvir o quanto os exercícios são importantes para a saúde, mas que tal ouvir apenas mais uma vez? Exercícios são importantes para a saúde – incluindo a saúde da pele. E também não é tão ruim assim. Tente frequentar a academia ou fazer uma caminhada no seu bairro, e você pode gostar da sensação de um exercício completo.

Exercícios frequentes não ajudam apenas a limpar os poros e a combater a acne, mas também ajudam a pele ao induzir a remoção de toxinas. Além disso, os sinais do envelhecimento diminuem com o aumento da produção de colágeno, que diminui as rugas.

 

O problema da acne funciona assim (apesar de o resultado variar, assim como o resto dos benefícios): o estresse aumenta a produção de certos hormônios – muitos dos quais já foram ligados aos surtos de acne – e os exercícios são conhecidos por diminuir os níveis de estresse. Portanto, menos acne. Um bom treinamento também manda mais oxigênio e nutrientes para a corrente sanguínea.

 

4 – Dieta nutritiva

 

Nem todos os produtos para cuidar da pele são encontrados na gaveta do banheiro; muitos deles aparecem na sua cozinha. Mesmo que sejam necessárias mais pesquisas sobre o assunto, muitas comidas são suspeitas de ajudar a pele a continuar jovem e bonita.

 

É uma boa idéia consumir comidas frescas e não muito processadas – tente fazer suas compras nas prateleiras e gôndolas ao redor do supermercado e evite os corredores internos – é lá que estão as comidas menos saudáveis. Uma mistura balanceada de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes deve manter sua pele vibrante. Biotina, um tipo de vitamina B, ajuda a hidratar a pele, assim como cabelo e unhas. A vitamina A é importante quando se trata de reparar tecido danificado e manter a pele saudável. Vitaminas C e E são exemplos de fontes de energia antioxidante que protegem dos radicais livres e protegem a pele dos raios solares nocivos.

 

Esses mocinhos podem ser encontrados em várias frutas e vegetais, assim como em muitas outras comidas. Os tipos certos de proteína também são importantes – elas podem ajudar as células a se tratar sozinhas quando forem prejudicadas. Um estudo sugere que pessoas que comem legumes, vegetais e azeite, associados a comidas com pouco açúcar e laticínios, têm uma pele com menos rugas quando velhos [fonte: Purba]. Então encontre uma boa dieta que deixe sua pele feliz e mantenha-se fiel a ela.

 

5 – Sono

 

Não se sinta culpado da próxima vez que apertar o botão “soneca” do despertador e voltar a dormir. Ter uma boa noite de descanso é um ritual diário necessário, e sua pele irá puni-lo se você deixar passar. Isso porque o sono é o momento em que sua pele tem para rejuvenescer e relaxar. Você pode adorar sorrir ou franzir muito a testa, e ambos são muita ação para sua pele aguentar. Adicione ainda um eventual corte, arranhão ou contusão, e sua pele está pronta para pedir férias.

 

A pele fica ocupada se reabastecendo durante um bom sono. Também é ótimo porque, pelo menos por uma boa parte do dia, a pele evita toda a poeira, poluição e outras coisas ruins flutuando no ar.

 

6 – Água

 

Você precisa de muita água para manter sua pele fresca.
Você precisa de muita água para manter sua pele fresca.

Provavelmente pode parecer um pouco básico, mas água é algo importante quando se trata de pele. Pense desta maneira: como no resto do corpo humano, a pele é composta em sua maioria por água, certo? Mas como você está exposto aos elementos externos, ela pode perder essa água facilmente e rapidamente ficar seca.

Água é como uma fonte de juventude para a pele, sem precisar de aditivos mágicos. Ela absorve água durante o banho, mas a maioria da água que a pele absorve vem de dentro, significando que você é o único responsável por colocá-la lá. E a água traz muitos benefícios para a pele. Por exemplo, ela mantém as células grandes e suculentas, o que pode fazer com que as rugas fiquem menos notáveis. Ela também faz com que o fluxo de sangue aumente e limpe toxinas compostas. Então, quanto mais água, melhor.

 

7 – Filtro solar

 

Pode parecer um pouco radical, mas os especialistas recomendam filtro solar em excesso, mesmo em locais ou horários em que normalmente a maioria das pessoas não usaria. Uma coisa é passar um pouco antes de ir à piscina, por exemplo, mas e no caminho do trabalho ou num pulinho básico à padaria? Sim, nesses casos também.

 

Essas táticas extremas contra os raios UV podem não ser possíveis para todo mundo, mas é uma boa ideia considerar o filtro solar como parte do seu ritual diário. Assim, quando você estiver exposto ao sol, estará preparado para os ataques dos raios malvados.

 

Além disso, tenha sempre em mente que, apesar de rótulos e propagandas com muitas promessas, muitos filtros solares não deixam você a salvo durante o dia inteiro. Eles geralmente precisam ser reaplicados a cada duas horas para manter sua máxima eficiência. E para quem gosta de tomar sol e manter o bronzeado, aquele FPS 2 ou 4 não faz nada bem para a sua pele. Geralmente é preciso um FPS no mínimo 15 para manter a pele saudável.

 

8 – Maus hábitos (a falta deles, na verdade)

 

Seu pulmão diz não, sua pele também. É hora de parar!
Seu pulmão diz não, sua pele também. É hora de parar!

Você começou a usar filtro solar e agora come direito. Você sai para uma caminhada todas as manhãs, já que está indo para a cama na hora certa e dormindo direito. Mas sempre tem uma lata de refrigerante ou copo de café inocentemente descansando na sua mesa todos os dias, e depois do trabalho você ainda curte um cigarro ocasional ou uma cervejinha gelada.

 

Esses pequenos pontos fracos podem não parecer muita coisa, mas eles costumam transparecer no seu rosto, claros como o dia. O rosto sofre com atividades como fumar e beber cafeína e álcool. Fumar deixa o fluxo sanguíneo da pele mais lento, portanto rouba oxigênio e nutrientes dela, e também pode deixar a aparência mais velha – a boca enrugada para tragar a fumaça e olhos apertados para se proteger dela podem causar várias rugas extras.

 

Beber álcool e cafeína pode desidratar a pele, então se você definitivamente não conseguir evitar seu desejo por um cafezinho ou uma taça de vinho, tente compensar e beber bastante água. O álcool também pode prejudicar as veias sanguíneas com o tempo, causando manchas na pele.

 

Agora que falamos bastante do que não pode, vamos ver as duas últimas dicas do que você pode fazer.

 

9 – Esfoliantes

 

Pode ser bom também ter sempre um esfoliante em mãos. Todos certamente já ouviram aqueles dados assustadores sobre como um vasto número de células mortas ficam na pele. Um pouco após elas morrerem, elas continuam na pele e é preciso um empurrãozinho para que elas saiam.

 

É aí que entram os esfoliantes. Eles retiram a pele morta e dão uma polida no que sobrou, deixando sua pele brilhante e fresca. Mas lembre-se de comprar um esfoliante leve, ou ele pode agredir sua pele e deixá-la machucada, especialmente se você tiver acne.

 

10 – Hidratantes

 

Mesmo que sua pele seja oleosa, você ainda precisa de um bom hidratante.
Mesmo que sua pele seja oleosa, você ainda precisa de um bom hidratante.

Nós começamos discutindo sobre como a limpeza é fundamental para qualquer boa rotina de cuidados com a pele, então para terminar a lista, vamos voltar ao seu aliado: o hidratante. Mesmo que sua pele seja a mais oleosa possível, provavelmente ainda precisa de um bom hidratante, talvez mais fraco. Uma boa dica é procurar algum que seja “não comedogênico” (não deixe que essa palavra difícil o engane; de acordo com a Mayo Clinic, isso significa apenas que o produto não obstrui os poros). Cremes e pomadas geralmente funcionam melhor para pessoas com a pele muito seca.

 

A melhor coisa é passar um pouco de hidratante logo após o banho – isso prende a água que a sua pele conseguiu absorver no chuveiro. Passe gentilmente na pele e deixe absorver. Vai deixá-lo com uma aparência mais saudável num piscar de olhos, com uma pele macia e hidratada.