<

 

Dados gerais do Amazonas colombiano

Amazonas
Departamento da Colombia

 

Capital Letícia

Governador Olbar Andrade Rincón

Fundação                        1928

Área                                109.665 Km²

População

-Total-(2003)                  72017

Densidade                     0,73 hab./Km²

IDH                              0,780 (2008) – médio

Adjetivo (Gentílico)      amazonense

Clima

No Amazonas a temperatura média é de 27ºC (80ºF) e a umidade alcança 92%.

Altitude

Está localizado entre 0 e 80 m

Localização geográfica

O departamento de Amazonas está localizado a sudeste do território colombiano.

Limita ao norte com o Departamento de Caquetá e o Departamento do Vaupés; ao ocidente com o Departamento do Putumayo; ao sul com a República de Peru e ao oriente com Brasil.

Câmbio de moeda

Recomenda-se levar dinheiro em efetivo

Infra-estrutura e serviços

O departamento do Amazonas conta com uma adequada infra-estrutura de serviços de luz, água, esgoto, vias, telecomunicações e transporte fluvial e aéreo.

Pontos de informação turística

Na cidade de Letícia existem diferentes pontos estratégicos onde os visitantes podem obter dados úteis.

 

O Amazonas é um dos 32 departamento da Colômbia, localizado na parte meridional do país, em grande parte ao sul da Linha do Equador. É o maior departamento da Colômbia em termos de área territorial e seu território se consiste inteiramente pela floresta amazônica. É limitado ao norte pelos departamentos de Caquetá e Vaupé, ao noroeste com o departamento de Putumayo, ao sul e oeste com o Peru e ao leste com o Brasil, pelo estado brasileiro do Amazonas. O Amazonas é ainda, o departamento colombiano que possui as maiores fronteiras internacionais.

A região sul do departamento, em confluência com o rio Putumayo, é chamada de “Trapeze Amazônia”, que inclui a área da tríplice fronteira entre Colômbia, Peru e Brasil. O acesso da Colômbia para o rio Amazonas e a capital do departamento, a cidade de Letícia, localizam-se na fronteira do mesmo com o Brasil.

O Amazonas colombiano é uma incrível experiência para os turistas que procuram contato extremo com a natureza e conhecer algumas das culturas mais representativas do país.

Este maravilhoso habitat acolhe tantas espécies de fauna e flora como nenhum outro ecossistema no mundo e é um lugar surpreendente não só pela diversidade cultural de seus povos indígenas, como também pela vida que se origina e se nutre das múltiplas margens do rio Amazonas, o maior, mais caudaloso, mais largo e profundo do mundo.

Como gigantescas veias, por esta região atravessam majestosos rios que facilitam o comércio e os deslocamentos a lugares mágicos no meio da selva, populações apartadas, resguardos, parques e reservas.

Os grupos indígenas dão este território uma multiplicidade étnica incomparável. Conhecer seus rituais, cultura e crenças, interagir com os líderes das comunidades e compreender sua relação com a natureza é uma experiência mágica.

A capital do Amazonas colombiano é Letícia, uma cidade hospitaleira e confortável, que além do mais é um ativo centro de comércio e está rodeada por caminhos que conduzem a lugares na floresta onde é possível praticar turismo ecológico e de aventura.

Deixe-se surpreender pelo Amazonas colombiano!

Clique na foto abaixo para ver o slide.

No Amazonas os turistas podem desfrutar de:

  • Visita a comunidades indígenas
  • Caminhadas guiadas pela selva
  • Passeios em parques e reservas naturais
  • Navegação por rios e lagos
  • Dossel (escalada em árvores)
  • Compra de artesanatos
  • Observação de aves, botos cor de rosa, jacarés e outras espécies
  • Caminhadas noturnas
  • Canopy
  • Canoagem
  • Balsaje

 

Comments

comments