<

A dermatologia evoluiu muitos nos últimos anos, porem as queixas das pacientes se mantiveram parecidas.

A acne sempre foi um ícone de passagem pela adolescência. Muito se investiu para seu tratamento e hoje existe medicações seguras que evitam grandes estragos dessa famosa doença. A isotretinoina (Roacutan), Antibióticos potentes e medicações tópicas vieram para minimizar os efeitos devastadores da acne.

Hoje em dia não é mais comum se ver rapazes e meninas de 17 anos com a face inteiramente esburacada, pois iniciou-se uma era de tratamento devastador para acne. Se você tem mais que 20 anos dificilmente fez uso dessas medicações precocementes, então rotineiramente se vê em consultórios dermatológicos queixas de cicatriz de acne.

 

Muito se tenta fazer para eliminar a irregularidade da face pós acne, ela deixa cicatrizes profundas. Existem vários métodos explicarei cada um abaixo:

 

1-Peeling Químico: O peeling químico seria o uso de substancias químicas como o fenol ou Jesner para fazer uma descamação profunda e eliminar as cicatrizes.

 

2-Dermoabrasão: Procedimento que lixa a face com instrumento cirúrgico, aprofundando a pele e eliminando as cicatrizes

 

3Subcisão: procedimento cirúrgico que retira o degrau existente  entre as cicatrizes atenunando assim seu aspecto

 

4-Peeling a Laser: com o advento dos Lasers fracionados o tratamento da cicatriz de acne se tornou mais eficiente, uma luz aquece a pele e afina ela até eliminar as cicatrizes.

 

É importante salientar que nem tudo é uma maravilha. Cada procedimento desse deve ser indicado caso a caso após avaliação de um dermatologista membro da sociedade brasileira de dermatologia .

 

Vantagens e desvantagens:

 

A dermoabrasão é o que apresenta o melhor resultado estético após uma aplicação porem  as custas de um periodo de reclusão de mais de 20 dias, pois a face fica em “carne viva” em torno de 15 dias e depois mais 30 dias avermelhado. O fenol pouco é utilizado para jovens pois pode ser absorvido pelo coração causando arritimias e o periodo de recuperação muito grande.

 

O laser fracionado é a tecnologia mais eficiente no custo beneficio pois com 4-10 dias a paciente já observa resultados expressivos, não precisa ficar em reclusão. O lado negativo é que dependendo da tecnologia usada pode ser necessária várias sessões.(FRAXEL, PIXEL, LASER CO2, STARLUX 2440, PEARL FRACIONADO)

 

 

 

Comments

comments