<

Bandeira

DADOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Nome Oficial: Barraquilla
País que Pertence: Colômbia
Departamento: Departamento do Atlântico
Região: Caribe
Localização geográfica: região norte da Colômbia
Gentílico: barranquilero
Fundação: 1629
População:
1,14 milhão de habitantes (2009)
Área (em km²): 154
Densidade Demográfica (habitantes por km²):
7.457
Altitude: entre 0 e 142 metros
Principais Atividades Econômicas: indústria, comércio, finanças, atividade portuárias e serviços
Rios Principais: rio Magdalena
Temperatura média anual: 27°C
Clima: tropical seco
Índice Pluviométrico anual: 450 mm

Localização: Barranquilla está localizada a 10° 59’ 31” de Latitude Norte e aos 74° 47’ 42” de longitude oeste do Meridiano de Greenwich.

Barranquilla é uma cidade da Colômbia, capital do departamento do Atlântico. Localiza-se no norte do país, perto do mar das Caraíbas. Tem cerca de 2 milhões de habitantes, sendo atualmente uma das cidades mais populosas daquele país. Foi fundada em meados de 1629, mas não há registros oficiais sobre sua data de fundação. No entanto, os habitantes da cidade celebram o dia 7 de abril como o aniversário da cidade, pois foi nesse dia do ano de 1813 que a cidade foi estabelecida legalmente como uma vila. Barranquilla possui um dos mais importantes portos da América do Sul, recebendo desde a Segunda Guerra Mundial, imigrantes de várias partes do mundo. A cidade é famosa por possuir um dos mais animados carnavais do mundo. É um dos lares e o local de nascimento da estrela pop internacional Shakira, também da atriz e modelo Sofia Vergara. O escritor Gabriel Garcia Marquez morou e estudou em Barranquilla em sua infância e juventude.

A cidade é sede de uma das festividades folclóricas e culturais mais importantes da Colômbia: O Carnaval de Barranquilla, declarado Patrimônio Cultural da Nação pelo Congresso da Colômbia em 2001 e Anexo: Obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003.

O Carnaval de Barranquilla é uma festa da Colômbia para o mundo. Uma festa mestiça de cumbias, pitos, mapalés, gaitas, chandés, puyas, fandangos e fantásticos merecumbés. É uma festa de “sones” e “danzones”. Uma festa que recolhe tradições baseadas na criatividade do povo expressada na dança, na música, nos artesanatos, nos disfarces e nas formas de festejar.

O Carnaval de Barranquilla é único no mundo, por sua diversidade cultural e por ser uma festa onde todos somos protagonistas. Cada dança, cada grupo folclórico, cada disfarce participa para fazer da festa o melhor espetáculo do mundo, não só para mostrá-lo, mas, muito especialmente, para dele desfrutar. O Carnaval é propriedade de todos e se manifesta num modo de ser e de sentir diferente.

O Carnaval de Barranquilla é uma festa que recolhe as tradições, expressadas na dança, na música e nos disfarces O Carnaval é propriedade de todos e se manifesta num modo de ser e de sentir diferente.

As construções do bairro o Prado exibem uma arquitetura de estilo mediterrâneo adaptado ao Caribe. Entre os palcos culturais de Barranquilla se contam o Teatro Amira da Rosa e o Estádio Metropolitano.

 

 

 

 

Visite Barranquilla

Consulte seu agente de viagens

Comments

comments