Saúde

Cuidados com o inverno

Proteja-se dos perigos que a estação traz para a saúde e aproveite o melhor que o clima mais frio tem a oferecer.

cuidados_com_a_saude_no_inverno

Com a proximidade do inverno, a atenção na saúde deve ser redobrada. O clima mais seco e a concentração de pessoas em ambiente fechados favorecem a circulação de todos os tipos de vírus. Embora a estação exija prudência de uma forma geral, o principal cuidado deve ser com as doenças respiratórias, já que o clima ajuda a diminuir a lubrificação das mucosas, tornando-as mais suscetíveis a alergias, resfriados, asmas e gripes.

O Ministério da Saúde também alerta para o aumento dos casos da gripe H¹N¹ durante o inverno. Recomenda-se procurar um médico caso se apresente simultaneamente os seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta, cefaleia, dor nos músculos ou articulações.

Cuidados especiais

O inverno também costuma vir acompanhado de uma queda brusca na umidade relativa do ar, o que aumenta o risco de ressecamento de olhos nariz e boca, principalmente em crianças e idosos. A recomendação dos médicos é para que a população se mantenha hidratada, evite exercícios ao ar livre entre 11h e 15h, mantenha a casa limpa e umidificada – na falta de um aparelho próprio para isso, uma toalha molhada dentro de uma bacia já é o suficiente para minimizar o ar seco.

 

Confira 7 principais recomendações

inverno

1-      Agasalhe-se sempre que for sair de casa no frio.

2-      Hidratação é importante durante o ano todo, mas no inverno a ingestão adequada de líquidos deve ser dobrada.

3-      Uma alimentação saudável e balanceada, acompanhada de uma rotina de exercícios físicos, fortalece o sistema imunológico e reforça a resistência a doenças.

4-      Evite exposição prolongada ao ar-condicionado.

5-      Tomar banho quente no inverno é quase que irresistível. Mas a temperatura muito quente da água provoca ressecamento da pele, que já sofre naturalmente na estação com baixa umidade.

6-      O tempo frio e cinzento não é desculpa para ignorar o protetor solar. Seu uso deve ser adotado durante todo o ano.

7-      Mantenha a casa limpa e livre de poeira. Use um umidificador ou espalhe pelo ambiente toalhas molhadas ou bacias com agua para compensar o clima mais seco

Serviços

O Ministério da Saúde mantém um canal para esclarecer dúvidas da população a respeito de doenças, tratamentos e terapias especiais.

“O Disque Saúde 136” funciona de segunda a sexta das 7h às 22h – a ligação é gratuita.

 

Veja o Vídeo

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *