Aprimore textos e e-mails para aumentar o seu poder de persuasão e compreensão

Antes de pensar em escrever, tenha em mente o assunto, o destinatário e a finalidade do texto. Dessa forma, saberá que tipo de linguagem deve usar e a abordagem ideal.

Seja claro e coerente. Antes de começar, estabeleça os tópicos que deverão ser abordados para não perder o foco enquanto desenvolve o texto.

Cuidado! Erros de ortografia são imperdoáveis. Se não souber escrever alguma palavra e estiver sem o dicionário, simplesmente troque por outra.

Leia o que escreveu em voz alta, respeitando as vírgulas e os pontos. Só assim perceberá a fluência do texto e se a pontuação utilizada está correta.

Note como cada palavra se encaixa na frase e veja se esta condizente com o que quer passar. Caso contrário tente encontrar um sinônimo melhor.

Evite repetições de termos e expressões, elas empobrecem a redação.

Palavras muito difíceis e usadas em grande quantidade tornam o texto prolixo, ou seja, chato e extenso. Aposte na simplicidade e na riqueza de conteúdo.

Revisar mais de uma vez e essencial e, se possível, peça para outra pessoa ler. Um olhar diferente pode trazer criticas construtivas.

Não Frustre o Leitor. Às Vezes, promete-se a solução de um questionário no inicio do texto, mas não é dada a resposta, mesmo depois de uma extensa argumentação.