Saúde

Infertilidade conjugal

Infertilidade.    

01- Existem doenças que causam infertilidade?

Algumas doenças sexualmente transmissíveis, especialmente os que não são bem tratados, tornando-se reincidentes, e a endometriose podem comprometer a fertilidade. Também a varicocele pode causar infertilidade no homem.

02- O que é varicocele? Tem cura?

Varicocele se caracteriza pela presença de veias dilatadas ao longo do cordão por onde passam os espermatozóides. As veias aumentam de diâmetro com o esforço físico. O aparecimento desta doença pode ser por causa anatômica (quando a veia espermática desemboca na veia renal esquerda) ou decorrente do mau funcionamento das válvulas venosas na região do saco escrotal. O aparecimento súbito da doença, principalmente em pessoas idosas, pode ser em conseqüência de tumores renais, devido à compreensão da veia renal. Se a varicocele for o único motivo da infertilidade, poderá ser tratada e o problema estará resolvido. O tratamento é feito com uma cirurgia para ligadura da veia espermática. Os casos assintomáticos podem ser tratados com o uso de um suspensório escrotal durante a prática de exercícios sugeridos pelo médico.

03- Quando a causa da infertilidade não é por doença conhecida, como saber se o problema é do homem ou da mulher?

Nunca podemos considerar o homem ou a mulher como responsável, isoladamente. O correto é dizer que o casal é infértil, pois olha – se para esta dupla como um conjunto, um todos que juntos não estão conseguindo engravidar. Entretanto, para obter-se o diagnóstico, vários exames podem ser feitos e a lógica e o bom-senso já mostraram que é mais fácil e menos doloroso começar examinando o homem, já que os exames realizados são bem mais simples e rápido do que aqueles aos quais são submetidas as mulheres.

04- Que exames precisam ser feitos para ter um diagnóstico preciso?

São feitos diversos exames para investigar se as causas são masculinas, femininas ou do casal (pós-coital). Na mulher, as causas da infertilidade podem ser de origem ovariana, tubária, cervical, uterina, vaginal, psíquica, defeito de interação dos gametas e as chamadas  ‘sem diagnostico e/ou sem causa aparente’, quando não são detectados quaisquer problemas com o organismo da mulher. Vários tipos de exames podem ser realizados para obter um diagnóstico da infertilidade como a Histerossalpingografia, a dosagem de hormônios, a ultrassonografia endovaginal, o teste pós-coito, videolaparoscopia, histeroscopia e histerossonografia. No homem, para ser considerado fértil, um homem deve produzir número de espermatozóides adequado e de boa natureza, quantidade e qualidade. Um espermograma bem feito, com profissional habilitado e técnicas adequadas podem ajudar muito na investigação da fertilidade do homem. Por outro lado, exames não adequados podem levar a falsa interpretação de normalidade, piorando muitas vezes um relacionamento desgastado pela dificuldade de ter filhos. Os exames realizados para diagnósticos da infertilidade masculina são espermograma, ecografia testicular ou cintilografia dos testículos.

05- Quais são os métodos para fertilização?

Podem ser utilizados os métodos mais simples, como o coito programado (através  do estímulo hormonal, com o uso de medicamentos, o organismo da mulher é estimulado a liberar o óvulo do ovário), ou a inseminação (dentre as técnicas de reprodução assistida, esta pode ser considerada a mais simples. É freqüentemente indicada após a mulher ser estimulada a ovular, através do coito programado; na inseminação, são manipulados em laboratório apenas os espermatozóides). Ou ainda os procedimentos de alta complexidade, como fertilização in vitro convencional – F.I.V. (conhecida também como “bebê de proveta”), injeção intra – citoplasmática de espermatozóides – I.C.S.I. (utilizada no mundo todo, esta técnica apresenta uma alta taxa de fertilização da qualidade do esperma masculina e vem sendo a principal escolha a fecundação assistida é necessária) e criopreservação de embriões.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *