Tratamento Hormonal

A base deste tratamento é a reposição de hormônios, ou seja, do estrógeno, pois é a falta dele no decorrer da menopausa que dá origem aos principais problemas de saúde da mulher. Esse procedimento é feito com base  em estudos científicos que mostram uma melhoria geral na qualidade de vida da mulher que faz a reposição hormonal, que sempre deve ser feita com acompanhamento médico cuidadoso, para avaliar todas as vantagens e possíveis riscos associados.

O que a ciência já sabe com certeza é que o tratamento á base de hormônios estrógeno para amenizar os efeitos da menopausa costuma trazer uma série de benefícios para a saúde da mulher.

Entre eles estão:

Ø  Redução do risco de osteoporose

Ø  Melhoria na qualidade de vida sexual

Ø  Melhoria da capacidade da memória e prevenção contra doenças de Alzheimer

Ø  Redução de ondas de calor

Ø  Proteção contra câncer de cólon

Ø  Melhoria geral do humor e da disposição física da mulher

Como é feito o tratamento hormonal

Nesse tipo de tratamento, os hormônios são administrados ao corpo da mulher por via oral, transdémica, vaginal ou por meio de injeção.

No Brasil, os tipos mais comuns de tratamento são pela via trandérmica ou oral. O tratamento pela via trandérmica é feito por meio de um adesivo que é colocado na pele uma ou duas vezes por semana. Esse adesivo contém hormônios estrógeno e pode conter também o progestógeno. Além dos adesivos existem os cremes e aerossóis. O tratamento via oral é feito por meio de comprimidos.

Mas lembre-se: esse tratamento deve ser feito somente sob acompanhamento médico. Jamais inicie um tratamento de reposição hormonal por conta própria, pois você poderá estar colocando a sua vida e sua saúde em risco. E por fim, cabe a você mulher conversar com seu médico ou sua médica e tomar a decisão de adotar todas as vantagens e desvantagens.

O tratamento á base de hormônios também apresenta algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração. São elas:

Ø  O custo do tratamento em geral é muito alto

Ø  O tratamento é muito prolongado

Ø  Em algumas mulheres, o tratamento á base de hormônios costuma trazer de volta a menstruação.