Regule o sistema digestivo, incluindo no cardápio os alimentos certos, para manter a saúde e o corpo em forma.

Presentes na maioria dos alimentos, a fibra representa a porção dos carboidratos que não consegue ser digerida, mas que é essencial para o perfeito funcionamento do sistema digestivo. Por dia, um cardápio equilibrado deve conter de 25 a 30 gramas de fibras alimentares, além de muita água. O líquido é necessário para obter um resultado mais eficaz, afinal ajudará na formação do bolo fecal, evitando a prisão de ventre.

Entre os benefícios relacionados às fibras está a redução do colesterol ruim, controle dos níveis de açúcar no sangue, prevenção de diverticulite (Inflamação no intestino grosso), câncer de cólon, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. Também colaboram com as dietas de emagrecimento e deixam a pele mais bonita e saudável.

Tipos de Fibras

Solúveis: Compostos solúveis em água que formam uma espécie de gel e reduz a absorção de glicose e gordura, principalmente a saturada.

Benefícios: controle da glicemia e diminuição do colesterol ruim no sangue.

Menu: abacate, ameixa, aveia, cevada, ervilha, farinhas de centeio e de soja, feijão, grão-de-bico, laranja, legumes e maça.

Insolúveis: compostos que não dissolvem na água, diminuindo a fermentação dos alimentos e aumentando a absorção da água, além de reduzir o tempo de trânsito intestinal.

Benefícios: evita a constipação, diminui os riscos do câncer, retêm substâncias tóxicas e reduz o colesterol ruim.

Menu: Amêndoas arroz integral, cenoura, folhas verdes, gergelim, lentilha, linhaça, pepino, tomate e trigo.