Entenda o que são os ‘QR Codes’, códigos lidos pelos celulares

Código pode ser escaneado pela maioria dos celulares.

qr_code

 Descubra a mensagem codificada na imagem

(Foto: Reprodução)

 

Código QR (é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. 1

Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:

 

Numéricos: 7.089

Alfa-numérico: 4.296

Binário (8 bits): 2.953

Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817

 

O padrão japonês para o código QR, JIS X 0510, foi lançado em janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, tendo sido aprovado em junho de 2000.

Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront para divulgação de mensagens e dicas do jogo.

No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô.

Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Codeexistem programas que podem ser instalados no PC,  por exemplo  o www.touchupsoft.com/xrenqrcode/ ou podem ser gerados por serviços  gratuitos disponibilizados em sites. Acessando  o site qrcode.kaywa.com/‎, é possível criar um QR Code personalizado.