Saúde

Alicate de unha: Ele pode ser o vilão de sua saúde

Não pense que ir a manicure não exige nenhum tipo de cuidado. Algumas doenças podem ser transmitidas através dos equipamentos.

Levar seu próprio equipamento previne a hepatite C

Náuseas febre, dores no corpo, confusão mental e vômitos são alguns sintomas da hepatite C, doença que atinge o fígado. Não existem vacinas para prevenir esta enfermidade, mas é possível tomar alguns cuidados para não ser infectado.

Aliás, você sabia que é possível contrair a doença na manicure? Equipamentos mal esterilizados, por exemplo, podem ser uma das fontes transmissoras.

Talvez o maior problema na transmissão de hepatite c seja os alicates de cutícula. Por isso, seria necessário que o material fosse esterilizado em um equipamento chamado alto-clave, utilizado por profissionais da saúde. Os fornos utilizados pelas manicures para esta finalidade não possuem temperatura suficiente para matar o vírus, e, por conta disto, recomenda-se levar seu próprio alicate ao salão.

Outras medidas também podem ajudar na prevenção. Para evitar qualquer tipo de transmissão é recomendado que as bacias de plásticos sejam lavadas com água e sabão e revestidas com plástico após o atendimento da cada cliente. Os palitos de madeiras e lixas também podem transmitir doenças. Por isso, é recomendado que todos os instrumentos de madeiras sejam descartados após o uso, já que não podem ser esterilizados. Portanto, exija sempre material descartável.

Recomenda-se, também, levar sempre seu esmalte de casa, pois não existe higienização para este produto. Assim, você garante com que nenhuma doença seja transmitida a você.

Dica extra: Percebeu que suas unhas estão amareladas, opacas, com manchas esbranquiçadas? Isso pode ser causado pela química que estão presente nos esmaltes e acetonas. E quem pinta as unhas ao menos uma vez por semana irá, eventualmente, sofrer com algum desses problemas. Além disso, uma alimentação desequilibrada, pobre em vitaminas, cálcio e minerais, pode acelerar ainda mais esse processo, comprometendo a saúde das unhas.

Considere criar intervalos entre as vezes que pinta as unhas. Deixa-la descansar sem esmalte por uma semana já pode fazer diferença. Intercalar esmaltes escuros com cores mais claras evitam o amarelamento. E sempre tenha uma boa alimentação.

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *