Aparelho permite mover objetos virtuais com as mãos

Compartilhe se gostou !

Projeto da Microsoft combina elementos virtuais com o ambiente real

HoloDesk usa sensor ótico do Kinect para criar ilusão de ambiente misto.jpg

A Microsoft apresentou recentemente um novo aparelho que permite ao usuário manipular objetos virtuais em 3D com as mãos.

A máquina, chamada de HoloDesk, usa uma interface interativa em um sistema que combina um display transparente e o sensor ótico do Kinect, aparelho desenvolvido pela Microsoft muito popular devido ao videogame Xbox 360.

No vídeo de demostração, vemos o usuário manipulando objetos virtuais como se fossem reais, criando a ilusão de um ambiente misto em tempo real.

Os objetos holográficos respondem a gravidade e a presença de elementos concretos, sendo possível colocar uma bola virtual em uma tigela ou equilibrá-la em uma folha de papel.

O vídeo a seguir faz uma demonstração da nova tecnologia:

 

O HoloDesk foi desenvolvida pelo grupo especializado em sensores no centro de pesquisas da Microsoft em Cambridge, nos Estados Unidos.

Ainda que esteja em fase embrionária, o projeto promete finalmente dar vida à holografia, trazendo benefícios em aplicações futuras ligadas à medicina, videoconferências, jogos eletrônicos, engenharia de design, entre outras.

Fonte: Microsoft blog

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *