As Cinco Fases do Sono

Compartilhe se gostou !

As Cinco Fases do Sono

 

O Sono é dividido em várias fases sendo que em cada fase muda o estagio fisiológico da pessoa.

Classicamente divide-se o sono em 5 estágios: 4 do sono NREM  e 1 do sono REM que formam o ciclo durante cerca de 90 minutos cada um. Dessa forma o ciclo do sono é repetido de quatro a cinco vezes por dia.

REM: Caracterizado pela intensa atividade cerebral, onde ocorrem movimentos oculares rápidos, é no REM que ocorrem os sonhos. Embora esta fase não resulte em descanso profundo, ele é muito importante para a recuperação emocional.


O sono é dividido em quatro fases que podem ser identificadas por meio de um exame chamado encefalograma. São elas:

Fase1: corresponde ao adormecer, momento em que a consciência continua sendo importante e é geralmente associada a imagens e a sensações agradáveis.

Fase2: Ocorre quando o estado de consciência  se torna menos nítidos e o sono mais profundo.

Fase3: Chamado de sono lento profundo,garante recuperação física. A duração desse período de sono aumenta após esforço físico.

Fase4: Conhecido por sono paradoxal é caracterizado pela atividade cerebral intensa. Esta fase é muito importante para a memorização e o tratamento das informações.

Extraído do site WWW.jurisway.org.br

NREM: Esta fase é muito importante para o corpo é nele que existe o descanso profundo e menos atividade neural. Após a fase 4 o individuo retorna ao estagio REM de forma decrescente.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *