As Isoflavonas – Tratamento Alternativo para Menopausa

As Isoflavonas – Tratamento Alternativo para Menopausa

Compartilhe se gostou !

Alguns estudos mostram que o consumo de certos vegetais, principalmente a soja, é benéfico para a saúde em geral da mulher durante a menopausa.

Mas estes mesmos estudos não trazem conclusão alguma sobre o possível beneficio da soja para o tratamento ou prevenção da osteoporose ou de problema do sistema nervoso, que estão entre as principais doenças associadas à menopausa.

Além disso, o uso exagerado de produtos naturais que contenham estrógeno pode trazer as mesmas inconveniências e desvantagens dos medicamentos farmacêuticos correspondentes. O fato de um produto ser natural não significa que ele não irá apresentar efeitos colaterais ou que não possa fazer mal à saúde.

Assim, o que se pode dizer hoje é que não existem provas cientificas de que os tratamentos naturais para a menopausa sejam eficazes.

As isoflavonas: A soja e os produtos naturais derivados dela, exceto o óleo e a carne de soja, são ricos em uma substância chamada isoflavonas. As isoflavonas são um tipo de fitoestrógeno que diminui a taxa de colesterol ruim e aumenta o conteúdo de minerais nos ossos, aliviando assim um dos mais preocupantes efeitos da menopausa que é a osteoporose.

No entanto, os estudos científicos mostram que a eficácia do uso de isoflavonas no combate a osteoporose e problemas cardiovasculares é muito baixa, de modo que não podem ser usadas como substituta aos tratamentos convencionais.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *