Conheça o vinho adequado para cada refeição

Compartilhe se gostou !

 Escolha o vinho adequado para cada refeição

Para comprar um vinho de qualidade, nem sempre o preço é o melhor indicador. É preciso ler às informações que acompanham o rótulo da bebida. Somente assim você poderá ter certeza das características e propriedades daquele vinho.

Veja como escolher o vinho apropriado para cada refeição

vinhosMesmo um bom amante de vinhos pode ficar na dúvida na hora de escolher o tipo mais apropriado para cada refeição. Embora não exista uma fórmula certa, é possível identificar a melhor escolha para cada situação sem que para isso você tenha que fazer um curso de sommelier.
Antes das refeições: O ideal é escolher um vinho branco seco ou um vinho seco fortificado. Se a ocasião for uma comemoração, você pode optar por um espumante brut (tipo de acabamento).

 

Durante as refeições: As combinações exigem a análise do que será servido. Quando o prato principal for peixe e frutos do mar, leve em consideração como o prato foi preparado: grelhados, sushis e peixes com molho suave pede espumante brut ou demi-sec. Outra opção são os vinhos brancos. Escolha um seco, levemente maduro ou frutado jovem. Molhos fortes pedem um vinho branco maduro ou um rose de qualidade. Se o prato principal for bacalhau, escolha um vinho tinto jovem.Já na sobremesa: Você pode servir um vinho branco de qualidade, um vinho fortificado demi-sec ou doce, ou um espumante demi-sec, que são mais frescos e ligeiramente frutados.

 

Os vinhos para carnes vermelhas podem ser separados por três situações: grelhados, que pedem espumante brut ou vinho jovem leve; molho forte, ideal para um vinho tinto maduro, ou caças, que pedem um tinto maduro robusto.

 

As carnes brancas, como o peru, pedem um tinto leve ou médio, mas podem ser consumidas com um branco seco. As carnes grelhadas, quando servidas com molho leve, pedem um espumante brut ou um vinho branco seco. Já as com molho forte devem ser acompanhadas de tinto maduro, assim como as caças de penas, pato e coq au vin. Para acompanhar um foie grãs, escolha um branco doce ou um fortificado doce. Você pode também optar por um bom espumante.

 

As massas com molho leve ou branco pedem um espumante brut ou um branco jovem. Você também pode optar por um tinto jovem. Já os pratos com molho vermelho, ou muito tempero, pedem um vinho tinto maduro.

 

 
Por último, uma paixão compartilhada por muitas pessoas: queijos e vinhos! Existem muitas combinações possíveis, mas uma dica é escolher um bom espumante, de preferência os champagnes, que combinam com todos os tipos de queijo. É importante verificar o tipo de queijo antes de escolher o vinho.

 

Confira abaixo algumas sugestões

Vinhos brancos:

Ideais para consumir com queijo frescal, ricota, requeijão (massa mole)
Mozzarella (massa filada)
Brie, camembert e coulommiers (massa mole)

Vinhos tintos:

Roquefort, Stilton, Gorgonzola e Danablue (massa cozida)
Emmental, Reino, Tilsit, Prato, Saint-Paulin, Port-Salut, Gouda, (massa semidura)
Parmesão e Pecorino (massa dura)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *