Noticias

Cursos On-Line: procura aumentou mais de 50% em um ano

Procura por cursos on-line aumentou mais de 50% em um ano

 

A tradicional sala de aula, com alunos normalmente da mesma idade, que precisam chegar no mesmo horário para assistir a mesma aula e ler o mesmo livro, está pouco a pouco sendo substituída pelo modelo de ensino a distância.Os cursos on-line  tem crescido intensamente no Brasil e no mundo.

De acordo como censo realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), ocorreu um aumento de 52,5% das matrículas na modalidade EAD, em 2012. Na maioria das vezes, os alunos ddo cursos on-line  são do sexo feminino e têm de 18 a 30 anos. São mulheres que optam em trabalhar e ao mesmo tempo estudar.

 

Assim como a procura, há um crescimento de instituições que oferecem Cursos on-line. Para José Manuel Moran, especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância, a modalidade tem muitas possibilidades inexploradas. “O Ensino a Distância  é o futuro, mas ‘sem distância’, porque estamos conectados e porque podemos ver-nos facilmente. Ela tende a ampliar-se em todos os segmentos e atividades da sociedade e de todas as formas: ensino formal e informal, escolar e organizacional”, afirma.

 

Para os especialistas, além dos recursos de material referencial, a Educação a Distância trabalha com ferramentas para facilitar o aprendizado — como vídeos explicativos, podcasts com dicas, webconferências, fóruns e chat — que facilitam a troca de informações entre professores e alunos e entre os próprios alunos, que normalmente são de diversas cidades, estados e até países. Dessa forma, permanece o tradicional modo de tirar dúvidas, fazer comentários e trocar informações do sistema de ensino presencial.

 

VANTAGENS  DOS CURSOS ON-LINE

 

– Respeita as diferenças de aprendizado de cada aluno, ou seja, acata o tempo que cada um tem para compreender e assimilar determinado assunto;

 

– Autonomia e pró-atividade. O aluno escolhe o que ele quer fazer e quando ele quer aprender e estudar;

 

– Atende o aluno onde ele quer, sem ter de deslocar-se da sua região e com a possibilidade de conciliar sua vida familiar e profissional com seus estudos;

 

– Possibilita intercâmbio cultural. Há, no mesmo curso, alunos espalhados pelo Brasil e pelo mundo;

 

Fonte:Folha de São Paulo

Postado por: Celso Serafim

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *