automóveis

Embreagem – Prevenção e Manutenção

Embreagem – Prevenção e Manutenção

Os veículos, de qualquer marca ou modelo devem ter manutenção preventiva de acordo com o fabricante. Existe sistema nos veículos que o desgaste é mais rápido e podem deixar você na mão.

O sistema de embreagem do seu veiculo é um dos itens que tem mais desgaste. A durabilidade da embreagem varia conforme a solicitação do conjunto e as condições de trabalho. Assim a manutenção se resume à troca de componentes avariados quando necessário.

O sistema de embreagem é composto de platô, disco e rolamento ou atuador hidráulico. A embreagem tem a função de acoplar e desacoplar o motor do cambio, permitindo a troca de marchas de forma suave, proporcionando arranque sem trepidações, alem de amortecer as vibrações do motor, eliminando ruídos.

Alguns sintomas que podem indicar problemas no sistema de embreagem são; patinação, trepidação, dificuldade de engate, pedal duro e barulho.

A embreagem trabalha com a ajuda de outros componentes do sistema, como volante do motor, cabo de embreagem, garfo entre outros.


 

Algumas dicas de prevenção

Não dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem, pois causa desgaste prematuro do conjunto.

Não troque as marchas de modo muito bruscas, pois danificam o disco, podendo ocasionar barulho e até impossibilitar a troca de marchas.

Não dirija em altas velocidades com marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas, pois sobrecarregarão o disco, podendo inutilizá-lo por completo.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *