Gato Abissínio

Compartilhe se gostou !

Abissínio

Abissínios são gatos de origem etiope, tímidos e discretos, de miado baixo que se assemelha ao som de um sino

Características físicas

Ficha

Seu corpo é esguio e musculoso, são ágeis e ativos, com nível alto de energia, e portanto necessitam de atividade física. Se confinados, devem ter acesso a Brinquedo e distrações, de preferência ter contato com outro(s) gatos(s), com quem costumam interagir muito bem.

Possuem cabeça triangular com contornos arredondados, testa e crânio suavemente curvos; pescoço arqueado; focinho não ponte-agudo; orelhas grandes, levemente ponteagudos; olhos ouro, verdes, cobre ou avelãs, amendoados, grandes; corpo médio, musculoso, dorso levemente arqueado; pernas finas e longas; pés ovalados e compactos; rabo longo e afilado.

Pelagem: média, densa, de textura fina com 4 a 6 bandos de cores alternadas, escuras nas pontas dos pêlos e claras na raíz e subpêlo lanudo. Sem manchas brancas no corpo, exceto nas narinas, queixo e parte superior do pescoço. Marcas tigradas nas pernas e cauda podem indicar mestiçagem e são falta desqüalificante nas exposições.

A raça apresenta uma marcação de pelagem denominada ticking, que apresenta faixas com tonalidade escura ao longo de cada pêlo, especialmente na ponta. Essa marcação dá um efeito especial em sua bela pelagem. Não dão trabalho para os donos, sendo que sua pelagem necessita apenas de escovação regular com luva para manter-se viçosa.

Cuidados: escovações quinzenais com escova de cerdas macias, contra e à favor do pêlo. Limpar orelhas com cotonete e água boricada semanalmente até os 8 meses de vida e depois só quando sujas. Corte regular só das unhas da frente (as de trás gastam naturalmente).

Temperamento

São animais muito inteligentes, independentes e que aprendem com grande rapidez. Gostam muito de água e costumam conviver bem com cães e outros gatos. Adaptam-se facilmente às pessoas.

 

Ninhadas: 3 a 4 filhotes, podendo ultrapassar.

Tempo de vida: média de 12 anos.

http://www.becodosgatos.com.br/abssi.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_abiss

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *