Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial

Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial

Compartilhe se gostou !

Organização
Natureza jurídica Agencia Executiva
Atribuições Metrologia, normalização e qualidade
Dependência Governo Federal do Brasil
-Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Localização
Jurisdição territorial Brasil
Sede Brasília
Histórico
Antecessor Instituto Nacional de Pesos e Medidas
www.inmetro.gov.br 11 de dezembro de 1973
É uma autarquia federal brasileira, no formato de uma agência executiva, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, industrial e Comércio Exterior. A proteção do consumidor frente a produtos disponíveis no mercado brasileiro é a principal responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial, mais conhecido como Inmetro. Criado em dezembro de 1973, trabalha como autarquia federal e, para ampliar o raio de atuação, uniu-se à secretária Executiva e ao Sistema Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial, ou seja, ao Conmetro e ao Sinmetro, respectivamente. 

Outro Papel fundamental do Inmetro é relação entre a indústria e o consumidor, a partir do momento que ele fiscaliza, mede e atesta á qualidade, a segurança e o bom funcionamento de diversos produtos, serviços e processos disponibilizados no país. Colaborando para o fortalecimento, e a competitividade entre as marcas, uma vez que todas trabalham na melhoria da produção a cada resultado divulgado.

A avaliação do Inmetro pode ser observada por meio do selo de aprovação, presentes em todos os produtos checados. Diferenciado por cores, formatos e algumas informações, essa sinalização tem como objetivos fornecer dados sobre desempenho, riscos e ramo de atuação do artigo verificado.

Funções o Inmetro

1- Execução de política de qualidade e estudo de pesos e medidas.

2- Estimular a utilização das normas de qualidade nas empresas.

3- Fiscalizar a regularidade dos laboratórios e técnicas que inspecionam e certificam produtos e serviços no país.

4- Desenvolvimento e implantação de programas de avaliação que comprovam a conformidade de diferentes produtos e serviços.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *