Menopausa – Terapia com fitoterápicos

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Menopausa – Terapia com fitoterápicos

Menopausa – Terapia com fitoterápicos

  Terapia com fitoterápicos

Menopausa

Amplos estudos longitudinais tem demonstrado um aumento no risco de depressão durante a transição menopausal em cerca de 80% das mulheres. Aproximadamente 61% das mulheres na menopausa apresentam problemas relacionados ao sono e entre 75 a 85% sofrem com os fogachos ou sudorese noturna, e a terapia com fitoterápicos tem obtidos resultados incriveís. 

Existem alguns alimentos conhecidos como fitoesteróides ou fitoestrógenos, que possuem uma estrutura química semelhante a do estrógeno humano. No entanto, a ação desses alimentos no organismo é muito mais lenta quando comparada á do estrógeno. Devido a essa ação lenta, os benefícios que esses alimentos trazem são muito mais demorados e de baixa eficácia. Esses “hormônios vegetais” estão em geral presentes nas seguintes plantas: Ginseng, erva de São João, raiz de kava-kava, Urtiga Valeriana, Castanheiro-da-Índia e também no o cravo da índia.

O consumo dessas plantas pode trazer um certo beneficio para as mulheres que se encontram na menopausa e optam por um tratamento mais natural. Mas é importante lembrar que os hormônios dessas plantas Têm uma eficácia menor e produzem efeitos muito lentos. Além disso, eles combatem ou aliviam apenas alguns sintomas da menopausa e não todos.

No caso do alívio dos sintomas da menopausa, os resultados começam a ser sentidos depois de dois a três meses de tratamento. Já com os medicamentos tradicionais, são necessários cerca de dez dias. Outra questão importante é comprar produtos fitoterápicos confiáveis, pois o setor conta com muitas empresas de fundo de quintal.

 

Os alimentos que contêm substâncias semelhantes ao estrógeno são: salsinha, gergelim, ameixas, anis, aipo, alho, brócolis, couve-de-bruxelas, milho, semente de feno-grego, abacaxi, linhaça, broto de alfafa, abóbora, erva doce, maça, banana, vagens, beterraba, cereja, mamão, azeitonas, milho, pepino e batata. Por isto, estes alimentos são recomendáveis para fazer parte de uma dieta para o período de menopausa.

 

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