Culinaria

O significado da Páscoa e Receitas Relacionadas

A Mais importante festa cristã, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória e a de toda a humanidade sobre a morte.

A Palavra Páscoa vem do hebraico “Pessach”, que significa “Passagem”. A data, instituída no primeiro Concilio de Nicéia, no ano de 325, é variável. Pode cair no final de março ou no mês de abril, sempre após primeira lua cheia que se segue ao equinócio de primavera (21 ou 22 de março) no hemisfério Norte.

A Páscoa é associada á imagem de um coelho, que simboliza fertilidade, pela sua notável capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição e renascimento nada melhor do que coelhos, para simbolizar a Páscoa. Os ovos coloridos e brilhantes dados de presente representam a luz solar.

A celebração da páscoa envolve religiosidade e muitos simbolismos, como o almoço de domingo em família, em que não faltam bacalhau e outros peixes, ovos de chocolate e sobremesas que levam este ingrediente. É uma data festiva pela fartura, com a elaboração de mais de um prato principal e de diversos acompanhamentos. Várias dessas delícias são sugeridas nos próximos posts em que você encontra receitas que rendem em médias oito (8) porções (se considerada a variedade de pratos, é possível servir mais pessoas ou, como de hábito entre nós brasileiros, saborear tudo o que sobrar nos dias seguintes).


Abaixo sugerimos algumas receitas que certamente

Combinarão muito bem com seu almoço no domingo de Páscoa.


Receitas relacionadas

Salada colorida

Barquinha cremosa de camarão

Bacalhau com Grão- de –Bico

Peixe assado com Farofa

B acalhoada ao forno

Suflê de Batata e Bacalhau

Arroz enformado

Arroz de Páscoa

Minitrufa

Carolina Recheada

Pavê de chocolate e Morango.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *