Saúde

Papiloma Virus Humano – HPV

HPV

01- Tenho quatro amigas com HPV e estou começando a ficar preocupada porque parece que esta doença é grave e tem se tornado comum. O que é, afinal, HPV?

O papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV, infecta grande números de mulheres e homens – a ponto de especialistas em saúde pública encararem o problema como epidemia mundial. Existem mais de 200 subtipos de HPV, entretanto, somente os subtipos de alto risco estão relacionados a tumores malignos. Alguns deles causam, inclusive, verrugas comuns nas mãos e nos pés. As infecções mais comuns, entretanto, ocorrem nas regiões genitais como vulva, ânus e pênis – são os condilomas acuminados, popularmente conhecidos como “crista de galo”.

02- Como se pega?

O HPV é altamente contagioso. A Transmissão é por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais e é possível adquiri-lo com uma única relação sexual. Estima-se que muitas pessoas adquirem o HPV nos primeiros três anos de vida sexual ativa. Dois terços das pessoas que tiveram contato sexual com um parceiro infectado vão desenvolver uma infecção pelo HPV no período de 3 meses, de acordo com a OMS.

03- Que tipo de câncer é causado pelo HPV?

O câncer do colo de útero. Quando uma mulher se infecta com certos tipos de papiloma vírus humanos (HPV) e não é capaz de eliminar a infecção, células anormais podem se desenvolver no revestimento do colo do útero. Se não forem descobertos e tratados a tempo, podem se tornar pré-cânceres e, posteriormente, células cancerosas, O exame de Papanicolau pode ajudar a detectar mudanças suspeitas no colo do útero antes que elas se tornem cancerosas. Em todo mundo, o câncer do colo de útero é a segunda maior causa de câncer em mulheres – atrás apenas do câncer de mama. A organização Mundial de Saúde estima que existam atualmente mais de 2 milhões de mulheres em todo o mundo com câncer do colo de útero.

04- Como se previne o HPV?

O Uso da camisinha diminui bastante a possibilidade de transmissão na relação sexual, apesar de não evitar totalmente; por isso, é recomendado seu uso em qualquer tipo de contato sexual, mesmo entre casais com relacionamento estável. Além disso, deve-se consultar anualmente o ginecologista, tratar precocemente as infecções e realizar o exame de Papanicolau periodicamente.

05- HPV tem cura?

Na maioria dos casos, o vírus é eliminado espontaneamente pelo organismo dentro de 2 anos. Somente uma parcela pequena de portadores de vírus de alto risco necessita de tratamento especifico e acompanhamento médico posterior. Ainda não existe um tratamento que elimine o HPV. O que os médicos fazem é atacar os sintomas. A maioria das infecções é assintomática ou imperceptível a olhos nus e de caráter transitório. As formas de apresentação são clínicas, através de lesões exofíticas ou verrugas, e subclínicas, ou seja, sem lesão aparente.

06- Homem também tem HPV? Por que nunca ouvir falar de um homem com HPV?

Sim, incide também nos homens, causando verruga genital e raramente, câncer peniano. Porém, é muito menos freqüentes que em mulheres, chegando a quase um terço.

07- Qual é a real incidência do HPV na população?

Em 2001, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que cerca de 630 Milhões de pessoas (9% a 13%) Estavam infectadas com HPV. Em 2005, o Instituto Nacional do câncer estimou 19 mil novos casos de câncer do colo uterino no Brasil, responsável por 4 mil mortes/ano. São 400 mil novos casos de câncer do colo uterino no mundo/ano e 200 mil por câncer do colo de útero no mundo/ano.

 

Comments

comments

One Reply to “Papiloma Virus Humano – HPV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *