Protetor Solar e VItamina D

Compartilhe se gostou !

Durante os últimos 30 anos, os dermatologistas têm defendido firmemente que o público deve reduzir sua exposição à radiação ultravioleta (UV), a fim de reduzir a incidência de câncer de pele. A vantagem adicional de menos exposição aos raios UV  também seria a diminuição das rugas e outros sinais do fotoenvelhecimento.
Procurem sombra quando ao ar livre, e evitar atividades ao ar livre 10:00 – 15:00.Usar um chapéu de abas largas e roupas protetoras quando ao ar livre.Aplique o filtro solar e protetor solar regularmente, e usá-los em todos os momentos.Evite o bronzeamento artificial.Todas estas medidas se destinam a atingir diminuição da exposição cutânea à radiação UV.
A vitamina D pode ser obtida através da nossa dieta, bem como a ser fabricado na pele a partir do colesterol. UVB é um componente crítico na primeira etapa da rota biossintética através do qual é fabricado previtamin D3 na pele. Desde a década de 20, ficou claro que a vitamina D é fundamental para a saúde óssea e metabolismo do cálcio. A preocupação foi levantada de que usar protetor solar e evitar sol pode diminuir a produção de vitamina D e, portanto, os níveis circulantes de vitamina D. No entanto, é bem documentado que se pode praticar proteção solar rigorosa e não desenvolver raquitismo ou osteomalacia. Por isso, foi aceito por muitos anos que se poderia manter os níveis normais de vitamina D, essencialmente através da dieta.
Em contrapartida, alguns médicos vêm defendendo níveis acentuadamente elevados de vitamina D para a “saúde ótima”, que pode ser difícil obter casualmente através da nossa dieta. Eles levantaram o alarme de que existe uma epidemia nacional de hipovitaminose D que deve ser corrigida através da exposição UVB.
Os perigos do abandono protetor solar. Apesar da falta de provas, os defensores apaixonados de vitamina D estão incitando o público a abandonar as suas protetor solar e ir para a praia ou para o salão de bronzeamento para UVB exposure.4. Esta mensagem de proteção anti-sol-se rapidamente pegou e muitas vezes ouvimos internistas médicos de família e aconselhar os seus pacientes a procurar alguma exposição solar sem proteção. Como os dermatologistas devem responder?
É importante deixar que os pacientes saibam que não há uma epidemia de hipovitaminose D. Ricketts e osteomalácia não são doenças comuns. níveis de vitamina D do público pode ser mantida no que foi considerado historicamente o intervalo normal através de uma dieta normal. (É importante ressaltar que o “normal” e “ótimo” não são a mesma coisa.)
Se os pacientes desejam ter níveis significativamente elevados de vitamina D, como é actualmente a moda, podem com segurança suplementar sua dieta com alimentos ricos em vitamina D, ou através de pílulas de vitaminas. peixes oleosos, como salmão, são uma rica fonte de vitamina D, e os suplementos orais de até 2.000 UI por dia de vitamina D é segura.
É comum ouvir os conselhos simples que 10-15 minutos de exposição solar desprotegida de uma semana várias vezes no antebraço irá produzir mais do que suficiente de vitamina D. Esta não é sábia política de saúde pública. Um jovem saudável vai fazer a vitamina D de cerca de um quarto dos seus, a dose eritema mínimo de exposição. Para uma pessoa de pele clara em uma área ensolarada, isso pode realmente ser de 10-15 minutos. Para um tipo de pele escura, V ou VI, este pode requerer muitas horas. Além disso, ao norte de Atlanta, EUA, de novembro a maio, a exposição UVB incidente não é suficiente para a vitamina D significativa production.4 Por último, os idosos têm uma capacidade diminuída significativamente para a produção de vitamina D em resposta a qualquer quantidade de exposição ao sol. Por todas estas razões, a exposição solar intencional, não é simplesmente uma maneira confiável para elevar os níveis de vitamina D.
Conclusões. Não há justificativa para bronzeamento intencionalmente a fim de elevar os níveis de vitamina D: a luz UV excessiva é um conhecido agente cancerígeno e não pode ser uma fonte recomendada de vitamina D.

 

 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *