Saiba qual é taça ideal para cada tipo de bebida

Compartilhe se gostou !

TaçasVocê preparou um cardápio digno da melhor jantar de todos os tempos, a decoração também está perfeita e as bebidas estão na temperatura ideal… Conferindo os últimos detalhes para esta data tão especial surge a dúvida de qual é taça ideal para servir cada tipo de bebida? Depois de tanto trabalho não é justo pecar na organização por uma minúcia deste tipo.

 

Não podemos esquecer que no jantar  não podem faltar um brinde com Champanhe ou Vinhos. Por isso, siga este guia para adequar a bebida preferida de seus ilustres convidados às taça corretas e boa sorte!

Muito mais do que um simples recipiente, os copos e as taças têm a difícil missão de ressaltar o sabor das bebidas. Para isso, é necessário que você saiba quando usar e onde servir cada tipo de bebida.

Água – reserve sempre o copo maior para a água, este pode ou não ter ‘pé’. Ao organizar a mesa a taça de água deve ser posicionada em frente ao prato, centralizada.

Vinho tinto – ao contrário do vinho branco, o vinho tinto não precisa ser refrigerado antes de servir, por isso, suas taças podem ser maiores e mais encorpadas do que as utilizadas para o vinho branco ou rose.

 

Vinho Branco (e Rose) – como o vinho branco necessita de refrigeração para acentuar suas características o ideal é que esta bebida seja servida em taças pequenas, o que evita que o líquido esquente antes de ser completamente consumido. Coloque a taça de vinho branco a direita da taça de vinho tinto.

Champanhe (e Espumantes) – o charme do champanhe esta em sua efervescência e para conservar este peculiar atributo é imprescindível servir esta bebida em taças altas e finas. Ao por a mesa, lembre-se que a taça de champanhe deve estar localizada a esquerda da taça de água.

Licor – uma taça bem pequena e charmosa é a melhor opção para degustar esta doce bebida que deve ser saboreada em parcas doses após as refeições.

Conhaque – o formato ‘baloon’ da taça adequada para servir o conhaque é um atrativo a parte nesta bebida. O ‘pé’ curto evita que a proximidade das mãos esquente o líquido e a ‘boca’ da taça menor que o fundo conserva o odor da bebida por mais tempo.

Martini – uma taça alta em forma de triângulo é a melhor escolha para saborear um martini, bebida que deve ser consumida em pequenas doses.

 

O sabor do vinho.

 

Para os especialistas, grande parte do prazer de degustar o que um bom vinho tem a oferecer está relacionado ao tipo de copo escolhido. Além da forma, do conteúdo e do posicionamento, é preciso também estar atento para outros detalhes.

Dê preferência a taças de cristal ou vidro, lisas e transparentes. O cristal favorece a conservação da temperatura, odor e textura da bebida. As taças coloridas ou com detalhes dificultam a visualização adequada da cor da bebida. Saborear um bom vinho exige muito mais do que ingerir o líquido, é preciso apreciar sua aparência e sentir o odor exalado.

Na hora de servir

 

Não se esqueça de posicionar os copos no local adequado: taça de água em frente ao prato, no centro; taça de vinho tinto a direita da água; vinho branco a direita do vinho tinto; champanhe a esquerda da taça de água.

Vinho branco combina com peixes e carnes brancas.
Vinho tinto deve ser servido com carne vermelha.
Champanhe realça o sabor dos doces, por isso, pode acompanhar a sobremesa.
Conhaque e licor devem ser servidos ao término da refeição, após a sobremesa.

Com estas dicas com certeza o seu jantar sera um verdadeiro sucesso!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *