Siamês

Siames

Compartilhe se gostou !
Siames

Uma das primeiras raças a chegar ao Brasil, de enorme popularidade, cativa pelos seus belos olhos azuis, tipo exótico e natureza amável.

Originária do Sião, atual Tailândia, a raça foi durante séculos, criada e protegida dentro de templos.
Exemplares da raça eram dados como presente a visitantes ilustres pela família imperial do Sião, dessa forma aos poucos foi sendo introduzido em outros países.
Só no século 19 começou a surgir em exposições na Inglaterra e no início do séc. 20 na América.

A “voz” do siamês é legendária e ele gosta de conversar, assim como estar sempre junto ao seu dono. São afetivos, mas podem ser agressivos se provocados.
Variam individualmente seu temperamento, mas no geral podem ser vivazes, inteligentes e sexualmente precoces, ativos, ágeis, gostando de subir sobre os móveis.

Existe o Siamês oficial, de corpo bem longilíneo, orelhas grandes e cabeça triangular, e o não oficial do tipo mais encorpado, de orelhas pequenas e cabeça redonda, tão comumente visto por nós.
Aparentemente o tipo extra-oficial tem a preferência do grande público, que o prefere ao refinamento estilizado do tipo oficial.
A forma tradicional do siamês é a “máscara de foca” (seal-point), pontas castanho-escuras contrastando com o corpo castanho-claro.
Outras cores incluem “pontas chocolate” e “pontas azuis”.
Uma coloração rara são os “pontas lilazes”, onde o pêlo corporal é branco-glacial com pontas acinzentadas. Ultimamente novas cores se desenvolveram.
As pontas escurecem com a idade, portanto siameses jovens apresentam pontas mais claras.

http://www.becodosgatos.com.br/siames.htm

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *