Tecnologia

Tecnologia 3D

Entenda por que o efeito especial vem conquistando espaço na programação do cinema e da televisão e a preferência do público.

Apesar de as experiências com as imagens em três dimensões (3D) acontecerem desde o século XX, o ultimo ano ficou marcado como sendo o das grandes estréia do cinema utilizando esse recurso. Filmes como Avatar, Alice no País das maravilhas, UP-Altas Aventuras, Toy Story  e Shrek III foram sucesso de bilheteria no Brasil e no mundo, tornando-se os nomes que fizeram essa tecnologia finalmente cair no gosto do público.


A preferência pelos filmes em 3D se deve à sensação de realidade que o recurso traz às salas de cinema. Além de dar mais emoção e dinamismo á história, a tecnologia proporciona ao espectador a sensação de estar literalmente dentro de cena. E claro, o sucesso visto nos cinemas não poderia ficar restrito às telonas e o máximo da qualidade em imagem, a partir de agora, também esta acessível na sala de casa.

Com o aparelho certo e uma programação adaptável à tecnologia, o ato de assistir televisão – que antes era uma simples forma de distração – agora pode se tornar uma experiência muito mais real e prazerosa. As principais marcas de televisores já colocaram no mercado modelos que possibilitam a visualização da imagem 3D, mas, na verdade, o que dificulta o acesso ao parelho é o preço, que continua nas alturas. Resta esperar pelas promoções e, claro, pelas emissoras que precisam se adequar à tecnologia e transmitir novelas, séries e noticiários que também saltem às telas.


Ciência por trás da imagem

O efeito 3D é uma ilusão da mente, Os olhos recebem as imagens em duas camadas e forçam o cérebro a unir os dois planos, garantindo a sensação de profundidade. Além de a imagem ter um tratamento especial, a utilização dos óculos por enquanto também é indispensável. Existem três modelos atualmente anaglíficos, aqueles mais antigos com uma lente vermelha e outra azul; passivos, usados pela maioria dos cinemas com uma placa polarizada na lente; e ativos, nos quais as lentes são pequenas telas LCD

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *